Pastor


















CONHEÇA O QUE É UM PASTOR DO SENHOR  


Ser pastor é muito mais ter de que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja. Muito além de professor ou conferencista.
Ser pastor é algo da alma, não apenas do intelecto.
Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele. É chorar pelos que se mantêm rebeldes. É pensar no marido desta irmã, no filho daquela outra, na esposa do líder, nos vizinhos da igreja, nos garotos da rua.
Ser pastor é tudo fazer para conseguir ganhar alguns para Cristo.
Ser pastor é festejar a festa da igreja. É alegrar-se com a alegria daquele que conquista um novo emprego, daquele que se gradua na faculdade, daquele que recebe a escritura da casa própria ou do outro que recebeu alta no hospital.
Ser pastor é ter o brilho de alegria ao ver a felicidade de um casal apaixonado, ao ver o sucesso na vida cristã de um jovem consagrado, é festejar a conversão de um familiar de alguém da igreja por quem há tempos se vinha orando.
Ser pastor é desejar o bem sem cobiçar para si absolutamente nada, a não ser a felicidade de participar dessa hora feliz. Mas ser pastor também é chorar. Chorar pela ingratidão dos homens. Chorar porque muitas vezes por aqueles a quem tanto se ajudou são os primeiros a perseguirem-nos, a esfaquearem-nos pelas costas, a criticarem-nos, a levantarem falso testemunho contra a igreja e contra nós. É chorar com os que choram, unindo-nos ao enlutado que perdeu um ente querido, é dar o ombro para o entristecido pela perda de um amor, é ser a companhia do solitário, é ouvir a mesma história uma porção de vezes por parte do carente. Chorar com a família necessitada, com o pai de um drogado, com a mãe da prostituta, com a família do traficante, com o irmão desprezado.
Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim. É não ir à casa dos ricos em detrimento dos pobres. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado dos jovens, em detrimento dos adultos e vice-versa.
Ser pastor é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha divisória do amor e do respeito, do carinho e da disciplina.
Ser pastor é não aceitar subornos nem tampouco desprezar os não expressivos.
Ser pastor é ser pai. É disciplinar com carinho e amor, conquanto com a firmeza da vara, da correção e, não raras vezes, da exclusão de pessoas queridas. É obedecer a Bíblia, não aos homens. É seguir a Deus, não ao coração.
Ser pastor é ser justo. Ser pastor é saber dizer não, quando a emoção manda dizer sim.
Ser pastor é ter a consciência de não ser sempre popular, principalmente quando tiver que tomar decisões pesadas e difíceis, e saber também ser humilde quando a bênção de Deus o enaltecer diante do rebanho e diante do mundo. Os erros são nossos, mas a glória é de Deus.
Ser pastor é levantar-se quando todos estão dormindo e dormir quando todos estão acordados, socorrendo ao necessitado no horário da necessidade.
Ser pastor é não medir esforços pela paz. É pacificar pais e filhos, maridos e esposas, sogros e genros, irmãos e irmãs.
Ser pastor é sofrer o dano, o dolo, a injustiça, confiando n’Aquele que é o galardoador dos que o buscam. Ser pastor é dar a camisa quando lhe pedem a blusa, andar duas milhas quando o obrigam a uma, dar a outra face quando esbofeteado.
Ser pastor é estar pronto para a solidão. É manter-se no Santo dos Santos de joelhos prostrados, obtendo a solução para os problemas insolúveis.
Ser pastor é ser sacerdote, mantendo sigilo no coração, mantendo em segredo o que precisa continuar sendo segredo, e repartindo com as pessoas certas aquilo que é "repartível".
Ser pastor é muitas vezes não ser convidado para uma festa, não ser informado de uma notícia ou ser deixado de fora de um evento, e ainda assim manter a postura, a educação, o polimento e a compaixão.
Ser pastor é ser profeta, tornar o seu púlpito um "assim diz o Senhor", uma tocha flamejante, um facho de luz, uma espada de dois gumes, afiada e afogueada, proclamando aos quatro ventos a salvação e a santificação do povo de Deus.
Ser pastor é ser marido e ser pai. É fazer de seu ministério motivo de louvor dentro e fora de casa. É não causar à esposa a sensação de que a igreja é uma amante, uma concorrente, que lhe tira todo o tempo de vida conjugal.
Ser pastor é amar aos seus filhos da mesma forma que ensina aos pais cristãos amarem aos seus. É olhar para os olhos de seus filhos e ver o brilho de seus próprios olhos. É preocupar-se menos com o que os outros vão pensar e mais no que os filhos vão aprender, sentir e receber. É ver cada filho crescer, dando a cada um a atenção e o amor necessários. É orgulhar-se de ser pai, alegrar-se por ser esposo, servir de modelo para o povo.
Ser pastor é crer quando todos descrêem. Saber esperar com confiança, saber transmitir otimismo e força de vontade. É fazer de seu púlpito um farol gigantesco, sob cuja luz o povo caminha sempre em frente, para cima e em direção a Deus.
Ser pastor é ver o lado bom da questão, é vislumbrar uma saída quando todos imaginarem que é o fim do túnel. Ser pastor é contagiar, e não contaminar.
Ser pastor é inovar, é renovar, é oferecer-se como sacrifício em prol da vontade de Deus.
Ser pastor é fazer o povo caminhar mais feliz, mais contente, é fazer a comunidade acreditar que o impossível é possível, é fazer o triste ser feliz, o cansado tornar-se revigorado, o desesperado ficar confiante e o perdido salvar-se. As guerras não são ganhas com armas, mas com palavras, e as do pastor são as palavras de Deus, portanto, invencíveis.
Um Pastor precisa ter:
A paciência de Jó
A plenitude do Espírito de Estevão

A fé de Abraão

A integridade de José

A mansidão de Moisés

A obediência de Samuel

A coragem de Davi
A amizade de Jônatas
A fidelidade de Elias
A simpatia de Isaias
A humildade de Jeremias
A firmeza de Daniel
A sinceridade de Natanael
A consolação de Barnabé
A pureza de Timóteo
O amor de João 
O espírito evangelístico de Paulo 
Alguém aceita agora ser pastor? 
Ser pastor é pedir perdão.
Se os pastores fossem super-homens, Deus daria a tarefa pastoral aos anjos, mas preferiu fazer de pecadores convertidos os líderes de rebanho, pois, sendo humanos, poderiam mostrar aos demais que é possível ser uma bênção. Mas, quando pecarem, saberem pedir perdão. A humildade é uma chave que abre todas as portas, até as portas emperradas dos corações decepcionados.
Ser pastor é saber discernir entre ficar ou sair, entre continuar pastor e recolher-se respeitosamente. 
Quero então lhe pedir perdão. Perdão por não ser o pastor que você sempre quis ter. Perdão por não ser parecido com aquele que foi o seu melhor pastor. Perdão por ficar doente, quando não podia ter adoecido; perdão por falar alto quando devia ter falado mais baixo; perdão por não visitar quando deveria ter visitado; perdão por não estar presente naquele momento que você mais precisou; perdão por não ter pregado aquela mensagem que você gostaria de ter ouvido; perdão por não sorrir naquele momento que você gostaria de ter visto um sorriso meu; perdão por aparecer às vezes triste quando sou agredido, quando deveria suportar tudo com alegria; perdão por lhe cobrar presença e compromisso com a vida da Igreja, quando deveria deixá-lo livre; perdão quando pedi que você realizasse alguma tarefa para o Reino de Deus. Enfim, perdão... eu só estou tentando ser Pastor.
Certo dia uma irmã, membro de uma Igreja, dirigiu-se ao seu pastor apontando-lhe o dedo para a face dizendo: Pastor? O Senhor não sabe o que é isso! Ser pastor é visitar sempre; ser pastor é pregar bem; ser pastor é se vestir bem; ser pastor é estar sempre feliz; ser pastor é suportar a dor, calado; ser pastor é falar sempre manso; ser pastor é nunca reclamar de nada; ser pastor é nunca pecar; ser pastor é saber fazer de tudo na Igreja; ser pastor é estar presente mesmo quando o resto da Igreja não está; ser pastor é ser modelo de pai e esposo; ser pastor é aceitar todo mundo do jeito que é... e por aí foi... O Pastor que a ouviu calado, depois de ter ouvido sobre tudo que é ser pastor, lhe disse: Vejo que a irmã sabe realmente tudo o que é ser pastor. Mas, a irmã por acaso sabe o que é ser ovelha? Ela deu um sorriso irônico e disse: Ser ovelha? ser ovelha é entregar o dízimo, é ser membro do coral, é ser aluno da EBD, é vir aos cultos de oração e nunca faltar aos cultos dominicais, é ... . Neste momento o pastor a interrompeu e disse: Momento irmã. Eu perguntei se a irmã sabia o que era ser ovelha. A irmã me respondeu sobre o que é ser membro de Igreja. Como parece que a irmã não sabe, assim como a irmã ousou me dizer o que é ser pastor, também lhe direi o que é ser ovelha. Ser ovelha minha querida é amar o seu pastor. Porque amando o seu pastor você lhe dará todo o incentivo que ele precisa para pastorear e amando o perdoará em suas fraquezas e falhas. Ser ovelha irmã é amar o seu pastor. Só isso amar o seu pastor! Aquela irmã se arrebentou chorando e pedindo perdão ao seu pastor porque ao invés de amá-lo ela apenas o cobrava.
Não preciso de ovelhas que apóiem os meus erros; preciso de ovelhas que me amem diante dos meus erros.
Tenho plena consciência do que significa ser pastor e sei exatamente quando erro como pastor.
Alguém já disse que em todo rebanho existe a ovelha cricri, a ovelha amarga, a ovelha sorridente, a ovelha chata, a ovelha chorona, a ovelha alegre, a ovelha negativa, a ovelha positiva, a ovelha otimista, a ovelha pessimista, a ovelha dura, a ovelha doce, a ovelha que estimula a ovelha que joga pra baixo, a ovelha ausente, a ovelha sempre presente, a ovelha fujona, a ovelha que nunca sai de perto, a ovelha incrédula, a ovelha que ora sem cessar... Descobri que é isso mesmo! Tenho todas estas ovelhas... Mas, amo todas elas... o meu rebanho é completo... Tem de tudo e por isso sou feliz. Por esta razão não vou desistir nunca. Porque ser pastor é tomar conta desse rebanho diversificado, misturado, eclético, diferente, heterogêneo, multifacetado... Ser pastor é tomar conta da Sião. Ser pastor é estar ao seu lado e lhe dizer quando tudo estiver certo ou quando algo está errado.
Enfim sou feliz, porque sou pastor! Obrigado pela honra de ser o seu pastor e obrigado por saber ser ovelha e me amar!